Muito se fala em vida saudável nos dias de hoje, mas poucos sabem do que se trata realmente ter uma vida assim. Praticar, então, essa tal vida saudável, fica mais difícil ainda!
Há muita informação no mídia, internet, jornais, entretanto muitas são as dúvidas...
Este espaço foi criado para divulgação de informações sobre tópicos relacionados a saúde, atividade física, dietas e assuntos afins, com um foco especial na área da Endocrinologia, na qual atuo.
Aproveitem!!!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Óleo de coco: beneficio real ou mito?


Depois de um longo período ausente, estou voltando a escrever. Decidi retornar com um tema que tem sido muito comentado, que é o uso do óleo de coco para emagrecimento. Como um óleo pode levar ao emagrecimento? Vivemos escutando sobre os malefícios do excesso de gordura na alimentação e de repente me aparece um óleo “prometendo” emagrecer?

O óleo de coco tem sido “badalado”, gerando empolgação por suas propriedades benéficas, porém, uma conclusão definitiva sobre seu poder emagrecedor ainda depende da conclusão de estudos que estão em andamento. Aqui no Rio de Janeiro mesmo há um grupo do Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras conduzindo um estudo neste sentido. Mas o que faz desse óleo especial?

O óleo de coco é rico em triglicerídeos de cadeia média, que não dependem de nenhuma enzima digestiva para serem absorvidos pelo organismo. Após absorvidos, caem rapidamente na corrente sanguínea. Tem 3 efeitos principais:

1) SACIEDADE: atuando no Sistema Nervoso Central, nas regiões responsáveis por sinalizar que a pessoa esta SATISFEITA, diminuindo tanto a fome como a vontade de iniciar uma nova refeição.

2) NO ESTÔMAGO: diminui a velocidade de contração do estomago, deixando este mais “parado” e diminuindo a velocidade de esvaziamento. Isso prolonga a sensação de SATISFAÇÃO.

3) NO METABOLISMO: Parece aumentar a taxa de metabolismo basal, e assim, o gasto de energia, além de alterar a produção de gorduras pelo organismo. Diminui os triglicerídeos e aumenta o colesterol HDL (o colesterol “bom”).

Esses efeitos têm sido atribuídos principalmente ao ácido láurico presente neste óleo. A confirmação disso, entretanto, depende dos estudos em andamento comparando os efeitos do uso de óleo de coco versus acido láurico isolado e placebo.

A quantidade de óleo benéfica seria de 1 a 4 colheres de sopa do óleo por dia, ingeridos juntamente com as refeições. Tem que ser do óleo de coco VIRGEM, e não do refinado. A quantidade de óleo pode variar de acordo com a pessoa, idade e doenças associadas a obesidade. A terapia deve ser individualizada pelo médico e nutricionista.

Vale ressaltar que esses efeitos descritos são POTENCIAIS não havendo ainda conclusão definitiva sobre benefícios e malefícios.

Ainda vale o conselho de dieta e atividade física acima de tudo!! (Vocês vão cansar de me ler isso no meu blog!)

Até logo!!

19 comentários:

  1. Gostaria de saber se o óleo de côco pode ser tomado puro ou seu uso é para fazer comida? Como pode ser utilizado?

    ResponderExcluir
  2. Prezada Soraya, obrigada pela sua pergunta. O oleo de coco pode ser ingerido na forma de capsulas ou misturado apos o termino do preparo o alimento, podendo ser misturado numa vitamina, na salada ou numa sopa. Não pode ser cozido.

    ResponderExcluir
  3. Dra. Mariana, me desculpe, mas não consegui entender sua resposta para a Soraya, ou seja, o óleo de côco pode ser ingerido diretamente, ou somente acompanhado de outro alimento?

    Ari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ari! O óleo de coco não deve ser utilizado no preparo de alimentos, sendo aquecido com o alimento nem frito. Ele pode ser adicionadao, em temperatura ambiente a comidas ou alimentos ja prontos, deve ser extra virgem, ou ingerido na forma de capsulas.

      Excluir
    2. Vc esta errada..fazer frituras com o oleo de coco nao faz nenhum mal

      Excluir
  4. Oi, Dra. Mariana, tudo bem? e em relação a pesquisa que estava sendo eita, qual foi o resultado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maurilio! ainda não temos o resultado final. Assim que tivermos publico aqui! obrigada pelo interesse!

      Excluir
  5. ouvi muito falar que ele e muito bom para perder gordura, principalmente na região abdominal.tenho medo de tomar porque diz que a pessoa perde peso,tenho muita gordura localizada,principalmente na região do abdome, mas não quero emagrecer ou perder massa muscular porque já sou magro.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Fabio, o oleo não faz esse "milagre" de perder muito peso. Tambem não interfere na massa magra. Pode usar tranquilamente, associando seu uso a pratica de atividade fisica e alimentação saudavel.

      Excluir
  6. Olá gostaria de saber se esse óleo tem algum tipo de contra-indicação??

    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde dra Mariana. O que a sra diz sobre as pesquisas ja realizadas pelo dr Lair Ribeiro sobre o oleo de côco?
    Veja o que fala em sua publicação no youtube:
    https://www.youtube.com/watch?v=MfeprFZ1-JM
    O principal ácido graxo do côco é o ácido láurico que é também encontrado no leite materno. No processo de digestão se torna monolaurina que é bactericida, fungicida e virucida, sem afetar a microbiota intestinal.

    Sessenta e quatro por cento dos ácidos graxos de óleo de côco são Triglicérides de Cadeia Média (TsCM), utilizados em fórmulas infantis & alimentação parenteral.

    Cozinhar com óleo de côco, além de seus benefícios intrínsecos, não gera gordura trans e com isso, deixa de cozinhar com óleos poliinsaturados ômega-6s que são pró-inflamatórios.
    Observe que ele fala sobre "cozinhar com oleo de coco".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Obrigada Emanuel . Realmente me equivoquei na resposta. Corrigindo: pode ser que ele cozido seja melhor que outros oleos porem in natura seria mais adequado. Pode ainda assim substituir outros oleos na cozinha porem todos estes efeitos ainda carecem de evidencia cientifica de beneficio.

      Excluir
  8. Olá Dra. Mariana. Neste site "http://nutriselmamds.wordpress.com/2012/04/17/oleo-de-coco-vilao-ou-mocinho/" diz o seguinte: "O Óleo de coco não é nenhuma fórmula milagrosa para emagrecer. Ele possui várias propriedades nutricionais interessantes para o organismo, mas é bom lembrar que ele é rico em gordura saturada, ou seja, gorduras que aumentam o “colesterol ruim” (LDL), que eleva o risco de doenças cardiovasculares." Completa mente diferente do que a senhora informa no seu blog. Gostaria de saber o que é realmente certo. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem te disse isso..nao sabe de nada e vem aq falar bosta

      Excluir
  9. Tem perfil aq de pessoas dizendo q sao medicos so pode ser mentira! Vejam os videos do D.Lair Ribeiro e saibam tudo sobre o oleo de coco

    ResponderExcluir
  10. Dra Mariana.
    Saiu o resultado da pesquisa (de 2012/2013) sobre o óleo de coco.
    Dizem que aumentaria a gordura no fígado. É verdade?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Dra Marina de acordo com sua pesquisa a respeito do óleo de coco, Busquei mais informação e decidi em fabricar o óleo de coco, toda a minha família esta se alimentando de óleo de coco mudamos completamente a alimentação dei um basta no óleo que usava antes, alguém tem noção do tanto de agro toxico que usado no plantio de de soja,milho e um absurdo eu so tenho a agradecer a vc muito obrigado

    ResponderExcluir